O segredo, e porque não houve Futuro Hoje esta semana

Estação de comboio durante a viagem a Londres, Lourenço Medeiros, Futuro Hoje, SIC
Estação de comboio durante a viagem a Londres

Deixei aqui a ideia de que não podia revelar o tema do Futuro Hoje pronto para a última terça feira dia 17. Expliquei que tinha assinado um acordo, normal nestas coisas, para não dizer nada do que me iam mostrar até uma determinada data. E afinal não houve Futuro Hoje e o segredo não foi revelado. É pena, mas é praticamente irrelevante dadas as circunstâncias.

O segredo em si já está cá fora. Foi mostrado virado e dissecado o Huawei Mate 10. Eu e alguns jornalistas e bloggers tivemos a oportunidade de ir a Londres praticamente uma semana antes do lançamento ver o que era este novo topo de gama da marca. A reportagem ficou pronta e eu fui tratar da minha cirurgia ao joelho. Ontem, como eu já imaginava, os coordenadores do Jornal da Noite decidiram não emitir a reportagem, e (isto é muito estranho para um jornalista dizer) com toda a razão. As trágicas notícias destes dias têm que se sobrepor a tudo. É necessário que tenhamos consciência do que acontece, das suas causas e consequências.

Por muito interessante, e até importante, como ainda terão oportunidade de ver, que seja a máquina, eu não quereria que a reportagem entrasse no Jornal da Noite. Alguns blogs já publicaram o trabalho que fizeram ao mesmo tempo que eu e fizeram muito bem. Uma coisa é publicar num canal de YouTube dedicado apenas a este tema, que cada um vai ver quando quiser, outra bem diferente é entrar em casa dentro de muita gente que não estará com disposição para dar atenção aos modos de fotografia “inteligente” de um novo telemóvel.

Sem desprezo nenhum pelo meu trabalho como imaginam, há que olhar para as prioridades. Não vou pronunciar-me sobre a tragédia em si, sobre as vítimas e sobre o trabalho dos que tentaram, apesar de tudo, minimizar o drama, não é este o lugar. Não posso deixar de admirar e reconhecer o extraordinário esforço dos jornalistas, os da SIC e todos os outros, que cumprem a sua tarefa que neste caso é mostrar, porque sem conhecimento não há democracia.

7 comentários em “O segredo, e porque não houve Futuro Hoje esta semana”

  1. Caro Lourenço, para os amantes da tecnologia, e sempre sedentos de mais informação, novidades, são como presentes para crianças a volta da árvore de natal, mas claro, compreende-se o motivo pelo qual o programa não passou, mas por outro lado, será necessário uma hora e meia a falar sobre o mesmo tema ? Lá está, é a minha opinião e só tem validade para mim. Só acho que o “Futuro Hoje” já devia ter um programa para si próprio, pois já existe tema para tal, nomeando o programa “Volante” por exemplo, um programa sucinto, muito interessante, semanal e com um excelente conteúdo. Pensem nisso, pois já não se aguenta sem “Futuro Hoje”.

    1. Infelizmente neste caso acredito que se justifica toda a atenção dada ao assunto. Eu concordo que por vezes se exagera em certos temas mas isto foi demasiado grave, mas como diz é a minha opinião, tem o mesmo valor. Quanto ao Futuro Hoje claro que agradeço a sua mensagem 🙂 e muito mas acredito que está melhor como está. Por várias razões. Uma delas é que acredito mesmo na “missão” de levar um pouco do que se está a passar neste mundo a quem não está ainda muito ligado à tecnologia, e até aos muitos que nunca estarão mas que também gostam e têm o direito de acompanhar. A melhor forma de fazer isto, na minha opinião, é mesmo com uma rubrica inserida no principal produto noticioso que temos, no caso o Jornal da Noite. Um programa arriscava facilmente tornar-se uma coisa de nicho, a falar “tech” e ainda e o nicho da tecnologia já tem toda a informação específica que quer por outros meios. Acresce que um programa semanal por exemplo é muito caro e exige meios brutais, só conheço um que tem de facto os meios para fazer uma coisa decente e é na BBC. DE resto, nunca digo – desta água não beberei. Até hoje só houve um Futuro Hoje que não foi feito por mim. Viu os dez anos? É este http://sicnoticias.sapo.pt/programas/futurohoje/2017-06-13-Dez-anos-de-Futuro-Hoje
      Obrigado

    1. Sim, mas de canadianas:) Sempre é melhor do que de cadeira de rodas como da vez anterior em que fiz o mesmo trajecto. Está a correr muito bem, obrigado. Só que estas coisas do joelho são complicadas, tinha acabado de saber que ainda tenho que passar por um período de fisioterapia. Obrigado

  2. Sem dúvida que o motivo é forte, dramatico e importante pelo que justificou bem a decisão e creio que esta deva ter sido bem ponderada, pelo que por mim está mais do que aceite.
    Contudo, também concordo com a ideia de um programa autónomo, mas eu só estou deste lado…
    Quanto ao resto e nos dias hoje, já estão a circular vários artigos sobre esta nova “bomba” que promete abanar os poderes instalados. Contudo o cunho pessoal, o estilo descontraído mas profissional e a forma de comunicação simples e eficaz são as imagens de marca, pelo que por mim, prefiro aguardar pelo programa e ver se o Mate será assim tão bom companheiro.
    P.S.: as melhoras e uma boa recuperação.

    1. Quanto à ideia de programa não sei se leu mas permita remeter para a minha resposta ao comentário do Carlos Reis que puder ler aqui. Só para não me estar a repetir. De resto…Muito Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *