Programar um futuro mais feliz

Scratch Futuro Hoje
Parece um jogo mas pode ser um olhar para o futuro

É uma causa. Sempre que tenho um bom pretexto gosto de promover ferramentas como o Scratch. É uma linguagem inventada no MIT para ensinar a miúdos a base da programação por passos. Quem entende isto entende muito melhor muito do que se está a passar à nossa volta.

Os computadores não são caixas mágicas, são meros processadores destas linguagens por passos, que alguém escreve. Experimentar pela primeira vez pode mudar a vida de uma pessoa. A sério. Não estou a falar de experimentar 5 minutos mas de programar qualquer coisa e ver o resultado. Ou antes, experimentar, errar, entender porquê corrigir, conseguir, mais ou menos nesta ordem e com muitos vai-vem.

Comigo foi um Spectrum emprestado, nunca programei a sério mas o tempo em que brinquei com o Basic (linguagem do Spectrum) mudou a minha vida e a forma como entendo o que me rodeia. Provavelmente se não fosse essa experiência não estava agora a escrever este texto, não teria ido fazer uma reportagem à Escola EB 2,3 de Vialonga e outras que já fiz. Para quem passou por isso, é emocionante ver o impacto que um Scratch tem nestes miúdos. Há sempre histórias que ficam por contar. Na sala de aula que pode ver, há mais histórias do que crianças. Um deles, um dos muitos que tem sérios problemas de integração, recusou trabalhar em grupo no início, recusou pegar no computador ao lado dos colegas. Agora, não o consegue distinguir de todos os outros que falam nesta reportagem. É inútil adivinhar, nunca vou dizer de quem é que estou a falar. O facto é que passou a trabalhar em grupo, facto é que sentiu, talvez como nunca, o que é ter objetivos comuns e estar integrado num grupo para o conseguir.

scratch Lourenco Medeiros Futuro Hoje

Tudo isto está no Scratch e em muitas outras ferramentas de educação. Já nem falo da tenacidade que vi nos professores, tantas vezes com poucas condições a dar a volta ao que for preciso para ver um sorriso de vitória nos seus alunos. Sempre o disse e repito, ser professor é a profissão mais importante do mundo, o Scratch com todo o potencial, é apenas mais uma ferramenta para os que assumem esta responsabilidade com tudo o que podem dar.

Quando a SIC Esperança e a Google se juntaram à Ayuda en Acción para implementar este programa Gen10s em Portugal (e eu não fiz nada para isso) senti-me como se tivesse sido uma enorme prenda. Mas o que interessa mostrar é mesmo o trabalho no terreno, os professores e os alunos. Está um bocadinho, só uma gota do que está a acontecer, no vídeo.

Veja a reportagem AQUI

  • Subscrever Blog via email

    Indique o seu endereço de email para subscrever este site e receber notificações de novos artigos por email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *