Acabadinhos de chegar a Hacker Place. Curisosamente o anúncio luminoso lá ao fundo que dá nome à praça principal é anterior ao Facebook. Existiu mesmo um negociante de nome Hacker que mandou fazer aquilo para a sua empresa, e alguém do Facebook, fascinado, comprou para colocar aqui.
O Futuro do Facebook, e do WhatsApp e do Instagram e os novos Oculus GO, tudo no F8.
Um videozinho que é uma brisa. E ainda no blogue a minha visão muito pessoal da visita. A SIC foi ao F8, a grande conferência anual para developers do Facebook, em São José da Califórnia mesmo no coração de Silicon Valley. O Marck Zuckerberg estava lá claro e vimos as novidades em directo. Ainda houve tempo para um salto à sede do próprio Facebook em Menlo Park.
Parece que o Facebook “preza muito a privacidade dos seus funcionários” até esta frase foi dita de forma irónica. Mais a sério disseram-nos que estão escaldados com um jornalista europeu que “roubou” dados que não devia. Independentemente das razões, com vídeo profissional deixam fazer mesmo muito pouco e é praticamente o que o Pedro Carpinteiro fez e está a na reportagem.
Eu, com ajuda do Pedro ainda fiz um vídeo com o telemóvel que acho que estava bem divertido mas um problema com o microfone fez-me decidir não publicar. O microfone de lapela não funcionou e não demos por isso (o que seria impossível com material profissional) não se ouve nada do que digo de cada vez que não estou a falar diretamente para o telefone, uma pena até porque me tinha divertido muito antes de ter este balde de água fria. Sobram então as fotografias.
Como não estava fazer um retrato fotográfico não me preocupei mas como gosto muito e era uma ocasião rara fui disparando.
Ficam aí algumas das coisas que vi e não estão na reportagem. O prato forte, o vídeo do Futuro Hoje ainda pode ver aqui.
Esta aviso para preservar as raposas é bem real e está mesmo na Hacker Place. Há destas coisas em Menlo Park, encontrar raposas a passear no meio da empresa, quando as ruas estão mais desertas claro.Há pop up shops, lojas temporárias que oferecem produtos das empresas que os comercializam no Facebook a preços muito simpáticos, na maior parte dos casos como aqui, é mesmo roupa.Um dos poucos resturantes pagos, veio para cá a pedido dos funcionários, parece que têm uns tacos muito bons mas não provei.Na fila para a os grelhados gratuitosConvenhamos que para o que seria um refeitório de empresa tem um ambiente simpático, claro que há mais lugares lá dentroApesar de estar toda a gente de camisa havia uma aragem e deixaram o aquecimento exterior ligado.Verdadeira cozinha internacional, há um pouco de tudo e para todos os gostos. As filas andam muito depresssa porque no fim não há caixas para parar e pagar.Nada mau para almocinho de trabalho
Veja o video, eu a brincar com o ecrã que mostra as ligações do Facebook… Portugal não está naquele mapa… uma desilusão.
Esta é a foto obrigatória. O Pedro Carpinteiro que foi comigo também tem uma.Uma oficina para os funcionários se entreterem a criar coisasAqui usa-se muito a bicicleta, reparações gratuitasEsta máquina tem cabos, ratos e dos bons, tem pilhas e capas de telemóvel. Tudo gratuito com cartão de funcionário. Os preços estão lá para que cada um aja com consciência.O mapa da zona mais antiga e tradicional do Facebook. Curiosidade, os edifícios começam no número 10 e o número 13 não existe.Os nomes das salas de reuniões e de trabalho são impossíveis de decorar. Estes mapas permitem encontrar as salas e também os locais de trabalho de qualquer um, basta saber o nome.É o que parece. Salas com jogos para fãs de edições antigas.Visto de fora o edifício 20, desenhado por Frank Gehry e onde trabalha Zuckerberg não tem graça nenhuma…Em cima é assim, um jardim sempre em construção que dá mesmo vontade de passear. Lá dentro é que não podemos ir… fica para a próxima.Na sala de imprensa da conferência F8 funcionários testam os Oculus GO acabados de lançar. Não parece, mas estão em amena cavaqueira, a jogar o mesmo jogo, numa realidade virtual em que interagem uns com os outro.Eu o Pedro Carpinteiro da SIC, e o Manuel Pestana Machado, do Observador, os três que tivemos o prazer de sermos os primeiros jornalistas portugueses a sermos convidados para a F8. E sim, isto já é em São Francisco, a F8 foi em São José e aí podémos filmar tudo. Está no vídeo da reportagem.