Ainda antes do carro voador vamos ter um colega digital – Viva Tech Paris

Viva Tech Paris. Vamos ter colegas robots?
Vamos ter colegas robots?

O Marcel foi apresentado na Viva Tech Paris pelos CEO’s da Microsoft, Satya Nadella, e da Publicis, Arthur Sadoun. Enquanto os jornalistas estavam concentrados na política de Macron e nas declarações já repetidas até à exaustão de Zuckerberg desta vez foi a Microsoft a marcar os pontos.

O Marcel é mesmo um assistente virtual, um sistema de inteligência artificial na cloud, mas não está feito para acender e apagar as luzes lá de casa ou servir música a pedido. Tudo isso já temos. Nem sequer me disseram que vai acender as luzes do escritório, por enquanto não está previsto. Nunca vi o Marcel a trabalhar, aliás está neste momento a ser alimentado, ou educado, com a experiência dos seus colegas humanos. Mesmo com funcionalidades ainda limitadas o Marcel tenciona vir a ser a inteligência artificial com a qual todos os funcionários das agências que compõem o gigante Publicis contam. É que na área da publicidade, como em muitas outras, experiência e conhecimento é a palavra de ordem. Uma das coisas que o Marcel vai fazer é ligar as pessoas certas para os negócios certos de uma mar de 80 mil funcionários.

Com tanta gente é fácil desperdiçar informação e contactos importantes porque ninguém sabe o que todos os outros fizeram. A não ser eventualmente o Marcel que será capaz de dizer para esse negócio é importante falar com o A do Japão ou o B de que está em Paris.  Idealmente o Marcel vai conhecer os 80 mil e as suas qualidades e competências. Vai até dar 6 dicas diárias de coisas importantes para saber, ou de sugestões para orientar o trabalho. E vai fazer isto de forma personalizada.

Enfim, muito do que temos noutras áreas, mas desta vez a funcionar como se fosse uma verdadeira inteligência aumentada com os conhecimentos de toda uma organização. Isto pode mudar e radicalmente a forma como trabalhamos. E isto começa a acontecer mesmo antes do protótipo de carro voador, verdadeira estrela do Viva Tech Paris, se lançar sequer nos testes completos de voo e estrada…


Leia o artigo da SIC Online AQUI

  • Subscrever Blog via email

    Indique o seu endereço de email para subscrever este site e receber notificações de novos artigos por email.

Deixar uma resposta