SEXTORTION

Ao contrário do habitual a mensagem está em bom inglês com poucos erros - sextortion
Ao contrário do habitual a mensagem está em bom inglês com poucos erros

Hoje aprendi uma palavra nova, SEXTORTION, refere-se a todo o tipo de extorsão sexual na Internet, esta de que falamos hoje, e outras mais antigas.  A expressão, da Europol, ensinou-me a Inspetora Chefe Carla Costa da Polícia Judiciária  que trabalha no dia a dia numa área tão vasta que abrange o cibercrime contra as pessoas. Havia todas as razões para a Inspectora ser a entrevistada para explicar a nova vaga de extorsão sexual na Internet.

A razão de ser de desta reportagem é simples. Recebi um mail que ameaçava publicar um vídeo com a minha imagem em plena mastubarção junto com um vídeo que eu estaria a ver num computador durante o suposto acto. O que assusta muitos é que o título destas mensagens é sempre “Your password is…” seguido de uma password verdadeira que o alvo da ameaça usa ou pelo menos já usou. O que eu não disse no vídeo é que na mesma semana vários colegas da SIC me vieram consultar por terem recebido mensagens semelhantes. Justificava falar com a Polícia Judiciária para tentar perceber a dimensão do fenómeno. Liguei, confirmaram que já eram muitos os casos e algumas pessoas estavam mesmo a pagar aos chantagistas. 

Recebeu um mail? O que fez? Que medidas de segurança toma? Estou a pensar fazer um Futuro Hoje só sobre passwords, vale a pena?

O vídeo do Jornal da Noite está aqui

  • Subscrever Blog via email

    Indique o seu endereço de email para subscrever este site e receber notificações de novos artigos por email.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *