Coreia do Sul um dos países mais avançados do mundo, e o preço que paga.

Mascara de uso corrente, proteção diária contra partículas finas em suspensão - Coreia do Sul
Mascara de uso corrente, proteção diária contra partículas finas em suspensão

Nem sabemos do que nos livrámos. Se não tivéssemos mudado radicalmente o curso da revolução industrial estaríamos todos com proteções bem mais fortes do que a que tenho na foto, mesmo aqui em Lisboa.

Mas só nas nossas grandes cidades e a luta contra a poluição está longe de estar ganha. Uma das realidades que encontrei no dia a dia da vida de Seul, na Coreia do Sul, foi a importância das máscaras de proteção contra partículas finas.

Texto do Futuro Extra no Expresso Online aqui.

Mas essa foi só a parte final do que pude mostrar no Futuro Hoje sobre a Coreia do Sul. O pretexto foi conhecer uma série de fábricas da LG. Eu já imaginava que íamos ter alguns mal entendidos culturais. Os coreanos acham que nos mostram as coisas levando os jornalistas de showroom em showroom, os jornalistas ocidentais querem filmar tudo, mesmo aquilo que nem na Europa poderiam mostrar. Não só os processos de fabrico estão cheios de pequenos segredos de otimização, como a simples presença das câmaras no processo pode colocar em risco as metas das equipas.

Enfim, entre o que podemos filmar e o que podemos ver, lá trouxemos o relato. Este país que decidiu vencer, literalmente decidiu vencer, e avançar como se fosse um exército, nunca deixa de me surpreender. O melhor mesmo é ver a reportagem que fiz com o Pedro Carpinteiro e que a Vanda Paixão editou para o Futuro Hoje.

Veja o video da reportagem AQUI

  • Subscrever Blog via email

    Indique o seu endereço de email para subscrever este site e receber notificações de novos artigos por email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *